-Entrar-

Os sapos de Osaka e Kyoto

Posted by : Redação

Portal Noturno | Contos e Fábulas


Em Kyoto vivia um sapo, muito rico e erudito. Um dia, ele ouviu falar de Osaka e das obras de arte locais, e desejou vê-las. 
Um belo dia de primavera, ele partiu para Osaka a pé, porque se pode ver muito mais viajando a pé, e aprender muito. Ele caminhou até Osaka porque queria percorrer a pé o caminho até Myosin e Yamasaki, de onde ele poderia ver a famosa montanha, Tennoyama. Como Tennoyama fica entre Kyoto e Osaka, o sapo decidiu escalar a montanha, uma tarefa muito difícil, então ele parou para descansar depois de atingir o topo.
 Mas em Osaka também vivia um sapo, que desejava conhecer Kyoto, e, no topo do Tennoyama, os dois sapos se encontraram. Os dois se cumprimentaram, e conversaram sobre suas viagens. Finalmente, eles disseram – Aqui, completamos apenas metade da nossa jornada, e a outra metade ainda está por vir. Mas nossas pernas e quadris estão doendo.
Daqui, se ficarmos na ponta dos pés, podemos os dois ver os lugares para onde queremos ir. Assim podemos evitar mais esforço e cansaço! E foi o que eles fizeram. O sapo de Osaka olhou para Kyoto. O sapo de Kyoto olhou para Osaka.
Cada um deles, na ponta dos pés, olhou atentamente para a cidade que eles queriam conhecer. Entretanto, os sapos têm os olhos no topo da cabeça (eles não pensaram nisso), então quando eles olharam para cima, seus olhos estavam apontados para trás.
Então, o sapo de Osaka não estava olhando para Kyoto, mas sim para Osaka, e o sapo de Kyoto estava na verdade olhando para Kyoto. Então, cada um dos sapos estava na verdade olhando para a cidade de onde viera. Quando viram o bastante, o sapo de Kyoto disse: – Ouvi dizer que Osaka era uma cidade das artes, mas vejo que não é nada diferente de Kyoto.
Já que elas são iguais, posso muito bem ir para casa! O sapo de Osaka disse, com um sorriso de zombeteiro: E eu ouvi dizer que a capital¹ era a cidade mais bela do país, como uma flor, mas agora vejo que ela é exatamente igual a Osaka. Também vou dar meia-volta e ir para casa! Eles se despediram e voltaram cada um para sua cidade natal. Podemos aprender com este exemplo o que é um falso julgamento. Como seus olhos não foram usados corretamente, eles não sabiam o que estavam vendo. Há muitas pessoas que são como esses sapos.

  1. De 794 a 1869, Kyoto foi a capital do Japão.

0 comentários:

Mais Populares

Copyright © Portal Noturno | Portal Noturno