-Entrar-

Yakushi, o abade do monastério

Posted by : Redação

Portal Noturno | Contos e Fábulas


Na estrada para Osaka há um velho convento chamado Kei Nara, que hoje é conhecido como Nishi no Kiyo¹, embora seu nome real seja “Yakushi-ji”².
 Neste monastério havia um abade piedoso e temente a Deus, que tentava dar um bom exemplo com o modo que levava sua vida.
Por exemplo, ele não acumulava riquezas, mas distribuía presentes feitos no monastério para os pobres, e não guardava nenhum dinheiro para si mesmo. Ele esperava que quando chegasse o momento de sua morte, ele pudesse se tornar um servo no paraíso de Buda. Quando chegou a hora da sua morte, ele esperou resignadamente pelos mensageiros de Buda. Em vez dos mensageiros de Buda, o que chegou foi uma carruagem em chamas, puxada por todo tipo de fantasmas do inferno. O abade ficou profundamente chocado e perguntou o porquê daquilo, pois ele não sabia de nenhum mal que tivesse cometido. O mensageiro do inferno respondeu: – Muitos anos atrás, você tirou uma medida de arroz de propriedade do monastério, e ela ainda não foi devolvida.
Por causa do seu pecado, o inferno o espera! O abade pediu mais tempo para poder pagar essa dívida há muito esquecida. Seu pedido foi atendido.
 O abade chamou então todos os monges e estudantes do monastério para perto de si e contou a eles do perigo que corria por causa de uma há muito esquecida medida de arroz. Ele disse: – Peguem tudo o que tenho, vendam tudo e deem o dinheiro arrecadado para o monastério, para que minha dívida seja paga e eu possa morrer em paz. Peço a todos vocês, nunca deixem esta doutrina abandonar seus corações, porque se eu tenho que enfrentar o inferno por causa de uma única medida de arroz, qualquer um pode ter cometido uma ofensa sem saber. Este é um bom monastério. A boa vida se aproxima. Depois de dizer isso, ele se reclinou, e murmurou:
 – O mensageiro da paz se aproxima! Namida Butsu. Santo Buda me ajude! Um sorriso iluminou seu rosto e ele morreu, e entrou no paraíso como servo fiel do Senhor.

  1. Abrigo do Oeste, mundo de Nishi. 
 2. Yakushi = nome do deus da cura. Ji = monastério. Esse monastério ficava antes na parte oeste da cidade. A localização do monastério agora é fora da cidade, perto da estrada.

0 comentários:

Mais Populares

Copyright © Portal Noturno | Portal Noturno